Compreender seus sentimentos é um exercício de cuidado!
- psiisabetenheuser
- 12 de mar. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2025

O processo de adoecer psicologicamente não é algo simples e estar em sofrimento envolve muitos fatores, sendo que nem sempre percebemos quando este sofrimento se torna, de fato, um adoecimento psíquico. Às vezes não é tão fácil compreender que se está em um momento de desânimo, que um vazio tomou conta dos desejos e alegrias ou que sente falta da motivação para viver. Identificar quando isso começou ou como se reflete no dia a dia, é algo que pode ser difícil e demorado.
É muito importante poder entrar em contato com seus próprios sentimentos e emoções, reconhecendo-os e identificando-os. Apesar de não ser fácil ou simples, é essencial que isso aconteça para que se torne possível compreendê-los. Durante o processo de reconhecimento e compreensão dessas emoções, é possível que, ao perceber tamanha dor e sofrimento, um sentimento de impotência venha à tona, mas, na verdade, este é o primeiro passo para que uma mudança aconteça.

Reconhecer nosso sofrimento pode ser o início de um processo de cuidado. Quando temos conhecimento sobre nossos sentimentos e suas complexidades, se torna possível identificar diversos pontos, entre eles: qual lugar esse sentimento ocupa em nossas vidas; o que dessa questão esteve presente na história de vida, o motivo disso estar acontecendo agora, e, principalmente, quais mudanças são necessárias para enfrentar este momento.
Os sentimentos e emoções dizem muito sobre quem nós somos, conhecê-los nos permite nos conhecer e também reconhecer a capacidade que temos de agir sobre eles. Esse processo é um exercício de autocuidado e, sobretudo, temos na terapia um espaço para que isso possa acontecer. A terapia, possibilita, também, que você cuide de si mesmo com carinho e acolhimento, sem precisar passar por esse processo de forma solitária.

