E se eu me sinto exausta?
- psiisabetenheuser
- 12 de mar. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2025

É muito comum atrelar a autoestima e a percepção de si próprio ao desempenho excepcional nos seus papéis e funções do dia a dia. Quando a sua auto imagem é relacionada apenas ao quanto você produz e à sua excelência, você pode acabar iniciando uma corrida sem fim, tentando sempre corresponder a essa ideia irreal de que é necessário ser perfeito em todas as suas tarefas e que isso corresponde a quem você é e seu valor. Isso é uma grande armadilha, pois outros aspectos da nossa vida acabam negligenciados, como ocorre, por exemplo, com o ato de descansar. O descanso tem espaço na sua vida?
Para muitas pessoas, nos dias atuais, o descanso ocupa um lugar de inutilidade e de perda de tempo, sendo possível que muitos nem saibam o que é descanso ou como, realmente, descansar. O que acreditam ser descanso é ter uma noite de sono agitada, em que antes de dormir ou logo ao acordar já está pensando nos problemas e na lista de tarefas a fazer que parece infinita. É muito difícil encontrar um espaço para algo tão importante hoje em dia porque a realidade que vivemos nos coloca nessa condição em que acabamos por priorizar o trabalho e as tarefas para que possamos sobreviver, ou, até mesmo, para que possamos ter essa noção de ser “alguém de valor”.

Mas o que queremos da vida é viver e não apenas sobreviver, e, para isso, é necessário dar um espaço para o descanso e para as outras possibilidades de ser, para além da produtividade. Descanso esse que pode fugir do clichê e ter diversos formatos, permitindo mais trocas com as pessoas que amamos ou com as coisas que gostamos de fazer e experienciar, abrindo caminho para uma vida múltipla, com saúde e movimento.
Essa mudança nem sempre ocorre de forma simples, na maioria das vezes não percebemos o porquê de estarmos tão cansados ou tão imersos em nossas tarefas e trabalhos, ou até nos sentimos culpados por tentar descansar e fazer algo diferente. O processo terapêutico tem um grande valor nessa jornada, já que auxilia na compreensão dos seus papéis e funções e como você os exerce, além de ajudar na busca por uma rede de apoio, no entendimento de seus sentimentos, na aproximação dos seus desejos e te fornece mecanismos para que você possa realizar as mudanças necessárias para ter uma vida mais autêntica, em que se pode aproveitar o que há de bom no viver.

